Como economizar dinheiro e ainda se divertir?

Solicitar Empréstimo

Economizar não é divertido. Todo mundo sabe que quase sempre significa fazer concessões e sacrificar algo que você deseja comprar ou fazer. Todas as dicas para economizar dinheiro parecem falar que se deve desistir de coisas prazerosas. É por isso que a maioria das pessoas é tão ruim nisso. Elas acham difícil resistir às tentações e diferenciar as necessidades inevitáveis das necessidades emocionais.

duas pessoas

Mas podemos olhar para isso sob uma nova perspectiva. Você realmente vai ganhar algo com isso. Você obtém estabilidade financeira e uma sensação de segurança, de que, quando uma emergência aparecer, você já terá o dinheiro em mãos, ou pelo menos uma parte dele. Por isso, na realidade você vai estar comprando paz e tranquilidade com seu próprio dinheiro.

 

No entanto, como outros hábitos, economizar dinheiro é algo que se deve praticar para se tornar bom. E isso não acontece da noite para o dia. E, talvez, o mais importante – economizar não significa que sua vida será monótona e sem nenhuma diversão.

Aqui estão 5 dicas para economizar dinheiro sem ter que eliminar toda a diversão de sua vida.

Redescubra o seu guarda-roupa

Você provavelmente não percebe a frequência com que vamos às compras apenas para nos sentirmos melhor. Isso vale especialmente para os produtos que usamos em nosso corpo – para mulheres, podem ser cosméticos e perfumes, e para ambos os sexos – roupas.

Usar algo novo faz você se sentir melhor e mais confiante instantaneamente. Mas a realidade nua e crua é que muitos de nós temos muitas roupas das quais esquecemos, e que moram no fundo do guarda-roupa. Eventualmente, jogamos fora ou doamos para caridade e somos novamente confrontados com aquela situação “não tenho nada para vestir”. Ou compramos coisas sem pensar e as usamos apenas uma ou duas vezes.

Pergunte a si mesmo(a) – de quantas roupas você realmente precisa? Comece a usar aquelas que já possui. Se você precisar comprar algo novo, compre em promoções – um truque muito simples para guardar dinheiro. As roupas geralmente têm preços iniciais bem altos. Além disso, ao comprar algo novo, garanta que a peça combine com os outros itens já existentes em seu guarda-roupa. Caso contrário, você terá uma peça de roupa que vai precisar de mais 4 ou 5 itens novos para completar um look. Avaliar seus hábitos de compra com um olhar crítico é uma das melhores dicas para economizar dinheiro.

Conheça a sua cidade

 Outra zona de conforto para nós, é como passamos o tempo de lazer. Fazemos coisas que nos acostumamos a fazer e que sabemos ser divertidas. Um restaurante e filme, um bar cheio de amigos ou um fim de semana no spa. Isso tudo pode custar bastante, especialmente quando você se lembra de que existem 4 fins de semana em um mês, e não apenas um. Por que não tentar conhecer sua cidade? Há muitas atividades gratuitas em todas as cidades, sejam nas grandes ou pequenas. Você geralmente procura essas atividades quando viaja para um lugar novo, mas você sabe o que está a passos de distância? Além de ter a chance de descobrir museus, parques e outros lugares novos, você também terá uma perspectiva diferente da cidade em que mora e a apreciará mais. Como pode ver, esses métodos para guardar dinheiro nem sempre indicam que se deve desistir de algo – também podem surgir a partir da possibilidade de se fazer algo diferente.

Aprenda a cozinhar

Comer fora é uma das despesas mais fáceis de se reduzir. Quando você come fora, pode não sentir que está gastando muito, porque uma refeição talvez não custe tanto. Mas agora calcule o quanto todas aquelas refeições que você comeu somaram em um mês. Caso já tenha se recuperado do choque, comece a procurar receitas online ou pegue um livro de receitas na biblioteca e aprenda a fazer suas próprias refeições.

Não veja isso como uma restrição à sua diversão, porque cozinhar também pode ser divertido. Convide seus amigos e faça uma refeição com eles(as). A comida caseira não é apenas uma boa forma de se guardar dinheiro, como também é muito mais saudável, pois é isenta de aditivos como açúcar, sais e outros.

Cancele as assinaturas que você não usa

Você se lembra da revista de design de interiores online que você assinou 7 meses atrás? Mas é claro que não. Certamente, há muitas outras coisas desse tipo em sua vida.

Nós assinamos algo que nos parece importante em um determinado momento e depois esquecemos. Analise tudo isso e cancele todas as assinaturas que você não usa diariamente e que não são vitais. Revistas, canais de TV, academia – mantenha apenas o que você realmente usa e se beneficia. Não doe o seu dinheiro para coisas que você dificilmente usa e que não te divertem. Como você vê, para economizar dinheiro, você precisa estar consciente e controlar bem o que gasta.

Voluntário

Pode parecer uma sugestão muito estranha na lista de dicas para economizar, mas continue lendo.

Quando as pessoas gastam mais dinheiro? Quando elas não têm nada para fazer. Quando você está ocupado(a) com trabalhos e tarefas, você não tem tempo para navegar em lojas online ou passear pela cidade, comer fora e comprar aquelas coisas de que não precisa.

Se voluntariar ocupa seu tempo livre e também pode te dar um propósito. Quando você ajuda pessoas mais carentes do que você, pode começar a analisar sua própria situação de uma forma diferente. Você terá mais gratidão pelas oportunidades financeiras que tem e terá mais respeito pelo dinheiro que possui. Você provavelmente não vai mais gastá-lo sem pensar duas vezes e tão facilmente. E você certamente se divertirá ajudando os outros. Atividades que respondem à pergunta “como economizar dinheiro?” Também podem tornar você uma pessoa melhor!

Às vezes, você não consegue, mesmo depois de usar todas as dicas para economizar dinheiro. Ou você está apenas começando, mas a emergência já está aí, batendo em sua porta. Desta forma, pode surgir a necessidade de se obter um empréstimo pessoal.

A Credy é uma empresa intermediária de empréstimos que trabalha com os melhores parceiros do mercado para sempre garantir a você as melhores taxas de juros. Não é a Credy que oferece o empréstimo, mas ela conecta você e o credor mais adequado para sua necessidade.

Solicitar um empréstimo com a Credy é fácil e leva apenas um ou dois minutos. Basta fornecer seu nome, endereço de email e número de telefone e número de identidade. Com brevidade, você receberá uma oferta de um credor e, após a sua confirmação, o dinheiro será transferido para a conta indicada.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *